Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lideranças da ANM recebem capacitação especializada

Notícias

Lideranças da ANM recebem capacitação especializada

O objetivo é preparar os líderes para os próximos passos da formação da agência reguladora
por publicado: 18/07/2019 17h19 última modificação: 18/07/2019 17h22
Da esquerda para a direita: Diretor Tomás de Paula Pessoa, Diretor geral substituto Tasso Mendonça Júnior , Professora Kedma Nascimento e Diretor Eduardo Araújo de Souza Leão

Da esquerda para a direita: Diretor Tomás de Paula Pessoa, Diretor geral substituto Tasso Mendonça Júnior , Professora Kedma Nascimento e Diretor Eduardo Araújo de Souza Leão

Começou nesta quarta-feira (17) o Programa de Mobilização das Lideranças da Agência Nacional de Mineração. Ministrado pela Fundação Dom Cabral (FDC), o curso tem duração de três dias e reúne diretores e superintendentes da ANM em Belo Horizonte para uma imersão que discute como os líderes podem conduzir de maneira eficaz a transformação do antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em agência reguladora.

Para a professora da FDC, Kedma Nascimento, no mundo de hoje, na era da transformação digital, é necessário olhar para as mudanças e para as tendências, entender o cenário, correr para dentro da organização, alinhar a cultura, colocá-la no mesmo sentido, na mesma forma e ritmo que as mudanças de cenário exigem. O alinhamento de pessoas e equipes também é essencial e o responsável por fazer tudo isso é o líder.

“Se a competência liderança não estiver instalada, a organização tenta, ela faz mil esforços, mas muito às vezes à toa ou difusos, e ela não chega onde ela precisa estar. A primeira competência a ser instalada é de liderança, a partir daí eu começo a trabalhar a mudança de forma diferenciada, alinho a cultura de forma consistente, coerente e a organização ganha forma e ritmo no sentido que ela precisa ter para ser longeva”, explica.

A Diretoria Colegiada e as Superintendências de Gestão de Pessoas, de Administração e Finanças, de Desenvolvimento Institucional, de Produção Mineral, de Pesquisas e Recursos Minerais e de Regulação e Desenvolvimento da Mineração estão participando de dinâmicas onde está sendo feito o diagnóstico da ANM e suas próximas metas e objetivos a curto e longo prazos, além de reconhecer os gargalos e o que se mantém de conhecimento do antigo DNPM.

“A participação da Diretoria nesse, riquíssimo, momento é fundamental para identificar o posicionamento atual da instituição. A partir desse  alinhamento, estaremos capacitados para dar início ao engajamento dos servidores para a construção da identidade da ANM”, completa o diretor Tomás de Paula Pessoa.