Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANM se apresenta pela primeira vez na Exposibram 2019

Notícias

ANM se apresenta pela primeira vez na Exposibram 2019

Agência conta com estande e diretores são palestrantes do maior evento do setor mineral da América Latina
por publicado: 11/09/2019 08h27 última modificação: 11/09/2019 08h53
Exibir carrossel de imagens Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, abre Exposibram 2019

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, abre Exposibram 2019

Belo Horizonte – Esta semana a capital de Minas Gerais está respirando ainda mais a mineração. Nesta segunda-feira (9), começou a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – Exposibram 2019, maior evento do setor mineral da América Latina e a Agência Nacional de Mineração se apresenta pela primeira vez ao setor, levando sua diretoria colegiada para palestrar, tirar dúvidas do público, além de estar presente em estande com seu corpo técnico.

“Me chamou muito a atenção a presença do público. É evidente que nós vivemos uma expectativa de retomada de crescimento econômico. Nossa presença na Exposibram é uma demonstração inequívoca de que o órgão regulador precisa estar junto ao regulado para poder entender e sentir as reais necessidades do setor e procurar se antecipar, isso sempre com o cordão de resguardar o interesse público das coisas. É no interesse da sociedade que as coisas têm que acontecer. Estamos montando uma agência com o DNA que a sociedade espera: eficiência, transparência e com muita interação no setor”, disse o diretor-geral da ANM, Victor Bicca, que compôs o palco na cerimônia de abertura.

A cerimônia de abertura reuniu toda a cadeia da indústria da mineração, representantes de entidades do setor e políticos de diversos escalões para um debate sobre o futuro do setor que, historicamente, é um dos maiores parceiros do processo de desenvolvimento socioeconômico nacional.

Organizador do evento, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), destacou a importância da Agência Nacional de Mineração e do novo enfoque que o governo federal tem dado ao setor.  “Temos que ter uma agência forte para que haja condições de fiscalizar e auxiliar as micro, pequenas e médias empresas do setor”, afirmou o  diretor-presidente,  Flávio Ottoni Penido.

Para os diretores da ANM, o momento é de incorporar novas práticas. Embora a agência esteja  em um processo de implantação, a sociedade continua demandando as suas atividades e necessidades: áreas continuam sendo requeridas, alvarás continuam sendo expedidos, a CFEM continua sendo fiscalizada. “Tudo continua acontecendo, talvez até mais intenso. O momento é de muito esforço da casa para poder dar vazão a estas demandas que estão chegando, ao mesmo tempo que preparando, aperfeiçoando e modificando, incorporando novos hábitos, rompendo culturas”, afirma Bicca.

“A Exposibram é um momento ímpar, para todos os envolvidos na mineração no Brasil. É um momento de reunião e de compartilhamento de conhecimentos entre a sociedade, os profissionais, as empresas e o Estado, com o fim de impulsionarmos a mineração, através das melhores práticas e o bem das comunidades para o desenvolvimento do Brasil”, diz o diretor da ANM Tomás de Paula Pessoa.