Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANM participa do maior evento de exploração mineral do mundo

Notícias

ANM participa do maior evento de exploração mineral do mundo

Foi realizada na cidade de Toronto – Canadá, entre 03 e 06 de março/2019, a Octogésima Oitava Convenção Anual da Prospectors Developers Assocaition of Canada – PDAC 2019. Considerada a maior exposição de exploração mineral do mundo. A edição 2019 recebeu mais de 26 mil visitantes, reuniu mais de 800 expositores, dividida em três setores: Trade Show, Investors Exchange e Core Shack.
por publicado: 06/03/2019 11h29 última modificação: 08/03/2019 13h24
Exibir carrossel de imagens Momento da inauguração do estande brasileiro no PDAC 2019.

Momento da inauguração do estande brasileiro no PDAC 2019.

Foi realizada na cidade de Toronto – Canadá, entre 03 e 06 de março/2019, a Octogésima Oitava Convenção Anual da Prospectors Developers Assocaition of Canada – PDAC 2019. Considerada a maior exposição de exploração mineral do mundo. A edição 2019 recebeu mais de 26 mil visitantes, reuniu mais de 800 expositores, dividida em três setores: Trade Show, Investors Exchange e Core Shack.

A ANM foi representada pelos Diretores Tasso Mendonca e Eduardo Leao e pelo Ouvidor, Paulo Ribeiro de Santana. O Chefe da delegação brasileira foi o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanhado do Assessor Paulo Pacheco e Assessora Ana Paula de Souza. Pela SGM/MME estiveram o Diretor Frederico Bedram e a Diretora Lilia Mascarenhas. Representando a CPRM: Esteves Pedro Colnago (Presidente), Marcelo Esteves Almeida e Marcio Jose Remedio.

O estande “Brasil PDAC 2019” foi organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Ministério de Minas e Energia, ANM, CPRM e um pool de empresas associadas à ADIMB, ofereceu aos visitantes os prospectos com potencialidade para descoberta de novas jazidas ou para a abertura de novas minas, atraindo investidores, realizando joint-ventures ou divulgando as condições favoráveis, com vistas à realização de novos negócios. Os representantes da ANM têm papel fundamental na realização dos trabalhos do estande, no tocante as informações da Agência, dirimindo dúvidas e convidando os participantes do evento a realizarem seus investimentos no Brasil.

Dia 02, às 18h, a delegação brasileira ofereceu um jantar com a presença do Ministro de Minas e Energia aos investidores convidados. Os representantes da ANM se fizeram presentes acompanhando a comitiva governamental no evento com o objetivo de estreitar os laços com os convidados e tirar dúvidas sobre questionamentos em relação à mineração brasileira.

No dia 03, às 10h foram iniciados os trabalhos no estande. Sob responsabilidade dos representantes da ANM, tinha um balcão de atendimento com computador onde recebiam os visitantes, potenciais investidores de todos os continentes que acessavam o “Brasil PDAC 2019”, para conhecer o potencial geológico do Brasil, legislação minerária e outras questões relacionadas ao setor mineral brasileiro. O grande objetivo desse trabalho é  demonstrar aos participantes do evento a força e o potencial do Brasil, que concorre com mais de cem países, que lá montam seus estandes em busca dos investidores. Os trabalhos se desenvolveram durante todo o dia e às 16h foi realizada a inauguração do “Brasil PDAC 2019”, com a presença de várias autoridades.

Dia 03, às 11h foi realizado um evento, em paralelo ao PDAC, na Câmara de Comércio Brasil Canadá, com a presença do Ministro Bento Albuquerque, oportunidade em que o mesmo proferiu um discurso sobre a segurança em se investir no setor mineral brasileiro. Ato contínuo a delegação brasileira se dirigiu ao “Brazil PDAC 2019” para continuar os trabalhos no Estande atendendo a todos que nos demandaram, tirando dúvidas sobre a mineração no Brasil.

Dia 04, às 9h30, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, abriu a Bolsa de Valores de Toronto, simbolicamente, que eles chamam “Abertura dos Mercados”. Acompanharam o Ministro: os Diretores da ANM, Tasso Mendonca e Eduardo Leao, o Ouvidor Paulo Ribeiro de Santana.

Durante todo o dia 04, foi realizado o seminário intitulado Brazilian Mining Day, tendo em vista que o Brasil, pela primeira vez, se apresenta no PDAC na qualidade de Pais Mineiro Patrocinador. O Diretor da ANM Tasso Mendonca proferiu palestra destacando os desafios da instalação da ANM, dentre outros tópicos. O Ministro Bento Albuquerque também foi palestrante, onde destacou a segurança do Pais em receber investimentos no segmento da mineração, destacou também  a importância do Brasil no contexto mundial.

Dando continuidade aos trabalhos no Brasil PDAC 2019, foram recebidas diversas autoridades governamentais de vários países, províncias canadenses, investidores interessados em conhecer como funciona a mineração no Brasil, produtores de equipamentos para a indústria mineral, seja na fase de pesquisa, bem como na fase de lavra, estudantes de universidades canadenses etc.Também foram realizadas reuniões entre os diretores da ANM com instituições internacionais de mineração.