Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo Geral da ANM > Páginas > Balanço Mineral > Balanço Mineral Brasileiro 2001

Balanço Mineral Brasileiro 2001

APRESENTAÇÃO

Publicado pela primeira vez em 1978, o Balanço Mineral Brasileiro atualiza, nesta edição, os dados de produção e consumo de um conjunto selecionado de bens minerais, analisando, em séries históricas, seu comportamento e propiciando o embasamento de projeções para o futuro.

O universo abrangido é o de trinta substâncias minerais, quinze metálicas e quinze não-metálicas, representando mais de 90% do valor da produção da indústria extrativa brasileira, exclusive petróleo e gás natural.

Nunca é demais se destacar a relevância do Balanço Mineral Brasileiro ao longo de sua existência. De um lado, além de retratar os comportamentos pretéritos, estimula e enriquece, pelas projeções, as análises e os debates relacionados à formulação de políticas e à tomada de decisões. De outro, conduz a um balizamento na priorização de investimentos, dentro de uma visão mais ampla de desenvolvimento sustentável do qual o setor mineral é parte inerente.

Agradeço, em nome do DNPM e em especial da equipe da Diretoria de Desenvolvimento Mineral e Relações Institucionais – DIRIN, a todos que contribuíram para o aprimoramento dos estudos e análises desenvolvidos, com críticas e sugestões que, espero, continuem a ser oferecidas por toda a comunidade usuária do Balanço Mineral Brasileiro.


MARCELO RIBEIRO TUNES
Diretor-Geral do DNPM


AnexoBaixar Balanço Mineral Brasileiro 2001