Você está aqui: Página Inicial > DNPM/ANM participa de evento sobre Exploração Mineral

Notícias

DNPM/ANM participa de evento sobre Exploração Mineral

O DNPM/ANM participou do VIII SIMEXMIN – Simpósio de Exploração Mineral, que aconteceu em Ouro Preto/MG, no período de 20 a 23 de maio.
por anm publicado: 28/05/2018 14h51 última modificação: 28/05/2018 15h03
O Diretor-Geral, 4º da direita para a esquerda, participando da mesa de abertura do evento.

O Diretor-Geral, 4º da direita para a esquerda, participando da mesa de abertura do evento.

O DNPM/ANM participou do VIII SIMEXMIN – Simpósio de Exploração Mineral, que aconteceu em Ouro Preto/MG, no período de 20 a 23 de maio. O SIMEXMIN é o maior evento sobre exploração mineral do Brasil. Reuniu 810 profissionais da geologia e engenharia de minas, onde discutiram os temas mais importantes no que tange essa fase inicial da mineração, que é a prospecção e pesquisa de recursos minerais.

O Diretor-Geral, Victor Bicca, teve presença marcante no evento, participando do painel O NOVO ARCABOUÇO LEGAL DO SETOR MINERAL BRASILEIRO, onde proferiu palestra intitulada “A ANM: o que muda e quais são as perspectivas?” Na palestra, abordou as principais competências da Agência Nacional de Mineração, dando ênfase à questão da participação social por meio da Consulta Pública, Audiência Pública entre outras novidades na gestão da ANM. Abordou também a questão da mediação de conflitos como uma importante atribuição da Agência, bem como destacou sobre os novos procedimentos de Disponibilidade de Áreas.

O DNPM contou com a presença de cerca de 40 técnicos, que lá compareceram com o objetivo de conhecer e discutir as novas tecnologias usadas na exploração mineral nos dias atuais. Também estiveram presentes o Ouvidor, Paulo Ribeiro de Santana, que também trabalhou no estande institucional; o Diretor de Outorga de Títulos Minerários, Aloisio Souza de Jesus e Cruz; o Superintendente do DNPM/MG. Pablo Cézar.

Em paralelo ao Simpósio ocorreu a “Exposimexmin 2018”, exposição essa que recebeu cerca de 1.000 visitantes e teve 49 estandes onde trabalharam 150 expositores. Vale destacar que a exposição não é aberta ao público, somente participantes do Simexmin e convidados. Foram distribuídos no Estande 300 folders explicando as competências da nova Agência Nacional de Mineração. O estande era conjunto CPRM/DNPM/MME que, juntos, dividem esse importante espaço onde prestam informações ao público que presente tirando dúvida sobre produtos e serviços relativos ao Sistema MME, situação de processos minerários, trabalhos em desenvolvimento etc.